Proximidades

Confira o que tem próximo a pousada.

Pedra de Inoã

Talvez a principal referência geográfica de localização do lado oeste de Maricá, a imensa rocha foi declarada patrimônio natural da cidade. Sua escalada é considerada de extrema dificuldade, mas ela pode ser vista em diferente pontos dos municípios vizinhos.


Gruta do Spar

Com um comprimento total de 300 metros, o espaço permite a prática do rapel (com cerca de 22 metros de altura) e uma vista das serras do macaco e de Inoã. Nas partes mais baixas, há um lago artificial produzido pela inundação.


Serra do Camburi

O local preferido dos praticantes de vôo livre de diversas parte do estado e até de fora, cujo acesso pode ser feitos pela parte rural ou pela rodovia RJ-106 nos bairros do Retiro ou Pindobas. Oferece uma ampla visão da parte litorânea da cidade.


Mesa dos Imortais

A instalação de bronze foi montada em 2012 sobre o Canal da Cidade, no Centro, e reproduz uma ?conversa? entre quatros figuras históricas do Brasil que viveram em Maricá: os jornalistas João Saldanha e Antônio Callado, a cantora Maysa e o antropólogo Darcy Ribeiro.


Pico do Silvado

Após passar por uma floresta de espinhos, a chegada ao cume proporciona uma visão de 360 graus de todo o município e outros como Rio, Niterói, Saquarema e alguns da Região Serrana. A caminhada dura sete horas.


Igreja da Saúde

É uma das mais antigas capelas do município, fundada no século 17 em terras pertencentes à Fazenda Ubatiba. Nos anos seguintes passou por inúmeras reformas, que mantiveram os traços originais.


Pico da Lagoinha

Numa caminha com duração de oito horas, chega-se ao local que é o topo da Serra do Espraiado. No caminha, os grotões passam por casebres de produtores rurais, um açude da época da escravidão e uma plantação de cocos.


Cachoeira do Espraiado

As quedas d?água que ficam próximas à encosta da serra é uma das atrações da região, especialmente durante o verão. Igreja N. Sra. da Saúde ? É uma das mais antigas capelas do município, fundada no século 17 em terras pertencentes à Fazenda Ubatiba.


Capela de Santo Antônio

Localizada no Recanto de Itaipuaçu, possui 412 metros de altura e proporciona uma vista panorâmica de toda cidade, além das praias oceânicas de Niterói, Pão de Açúcar, Corcovado e Copacabana.


Estrada do Espraiado

O vale encravado na Mata Atlântica é um verdadeirosantuário ecológico do município, muito fértil para a agricultura e com sítios que produzem alimentos orgânicos. O turismo rural e o ecoturismo também atraem visitantes.


Capela de São Jorge

A devoção ao santo guerreiro leva visitantes o ano todo ao local, às margens da RJ-106, mas é no mês de abril que os fiéis se reúnem para prestar suas homenagens e movimentam a região. A tradicional cavalgada é uma das atrações.


Canal de Ponta Negra

O encontro do da lagoa com o mar. O canal é extremamente de águas límpidas e utilizado pelos pescadores locais para acessar o mar e também por banhistas.


Praia de Jaconé

A orla dividida entre Maricá e Saquarema é considerada a melhor para pesca desportiva no município. As areias quase sempre desertas também são uma ótima opção para casais e famílias em busca de sossego.


Gruta da Sacristia

Um dos belos recantos de Maricá fica entre Ponta Negra e Jaconé e é uma pequena extensão de areia e conchas, com piscinas naturais entre as rochas. Deserto e com paisagem deslumbrante, também é muito procurada para pesca.


Farol de Ponta Negra

De propriedade da Marinha do Brasil, o local se tornou um dos pontos turísticos mais importantes da cidade, especialmente pela localização, de onde se tem uma deslumbrante visão panorâmica da orla.


Praia de Ponta Negra

O mais famoso balneário turístico de Maricá oferece diversos atrativos para turistas e veranistas. O nome teria diferentes origens, que vão desde a cor das pedras junto ao mar até o tráfico de escravos realizado na região.


Praia de Cordeirinho

Vizinha a Guaratiba e localizada entre a Barra e Ponta Negra, suas águas também são ótimas para banho e pesca, além das opções de quiosques para petiscos. Ali também fica a casa que pertenceu à cantora Maysa.


Praia de Guaratiba

Em tupi-guarani, seu nome quer dizer ?ave em abundância? em razão do intenso movimento de pássaros que vinham de outros continentes. Atualmente, quem vem de fora curtir o local são veranistas e turistas.


Ponte da Barra

Após anos de uma precária passagem terrestre que ficava à mercê das condições climáticas e do mar, somente em 2014 o bairro ganhou uma ligação definitiva com as praias da região litorânea da cidade, além de se transformar em referência e atração turística do local.


Zacarias

A mais tradicional comunidade de pescadores do município também tem praias de lagoa que são boas para banho. O local e sua gente são simples, simpáticos e aconchegantes, que ficam dentro da Área de Proteção Ambiental da Restinga.


Ilhas Maricá

O pequeno arquipélago de frente para Itaipuaçu oferece desde a prática do mergulho a trilhas para caminhadas até túneis naturais, uma vegetação formada por bromélias e orquídeas. Para muitos, dali se vê o mais belo pôr-do-sol da região.


Praia da Barra de Maricá

Uma das localidades originárias da cidade tem uma praia oceânica límpida, que se transforma num badalado point durante o verão. A construção da nova ponte, em 2014, consolidou a ligação do bairro e do Centro com a Região Litorânea.


Casa de Cultura

A antiga casa de câmara e cadeia construída em 1841 se tornou um espaço para exposições, uma delas permanente e com itens que incluem utensílios e fotografias de diferentes épocas. Atualmente, o local passa por uma restauração.


Igreja Nossa Senhora do Amparo

Maior obra do período colonial e um dos símbolos da cidade, sua construção se deu entre os anos de 1788 e 1802, quando houve a inauguração com a presença do então príncipe regente Dom Pedro.


Prefeitura de Maricá

O prédio que abriga a sede do governo municipal e diversas secretarias foi construído nos anos 1970 e leva o nome de Arthurzindo de Abreu Rangel, que foi prefeito entre 1959 e 1962.


Ponte do Boqueirão

Erguida na década de 1970, a peça viária se tornou não apenas a principal ligação entre o Centro e a Barra de Maricá como um ponto de pesca muito procurado por moradores e turistas.


Lagoa de Araçatiba

Opções não faltam neste trecho das águas próximo ao centro de Maricá: caminhadas, peixe fresco já pela manhã, ateliês de diversos artistas locais e um dos cenários de pôr-do-sol mais belos e fotografados da cidade.


Aeroporto Municipal

Antes ocupado por escolas de pilotagem, o espaço com uma pista de 1.200 metros de extensão está sendo preparado para receber vôos comerciais em aviões de pequeno porte. Neste ano, os hangares foram abertos para parqueamento de aeronaves.


Lagoa de São José

Seja no Marine ou na chamada Praia das Amendoeiras, os pontos de lagoa do bairro oferecem natureza, tranquilidade e lazer a quem visita. A segunda é mais procurada por pescadores amadores.


Igreja de São José

O templo foi erguido no século 17, em torno do primeiro núcleo urbano e econômico do então vilarejo de Maricá. Pelo pouco que se sabe sobre sua origem, ela teria sido construída por um comerciante judeu de no Joseph.


Fazenda Itaocaia

A área foi um grande engenho de cana-de-açúcar do século 17, mas ficou famosa mesmo após a passagem do naturalista inglês Charles Darwin durante suas pesquisas.


Pedra itaocaia

Um dos pontos mais procurados da cidade para trilhas e caminhadas, a pedra oferece uma visão de 360 graus de toda a região de Itaipuaçu e parte de Maricá. A subida leva cerca de quatro horas.


Restinga APA

A área tem beleza única e é objeto de estudo de biólogos, geógrafos, oceanógrafos e outros pesquisadores de importantes universidades do Brasil, por possuir espécies ímpares de fauna e flora.


Aldeia Indígena

Chamada de ?Mata Verde Bonita? (Tekkoa Ka´aguy Hoovy Porã) e localizada entre Itaipuaçu e São José de Imbassaí, o povoado recebe visitantes e é possível comprar artesanato feitos pelos índios.


Lagoa Brava

A menor das lagoas de Maricá fica em Itaipuaçu, entre a praia e a montanha. A beleza do local é como um oásis em meio à inúmeras construções no entorno do centro comercial do bairro, no Barroco.


Recanto de Itaipuaçu

Colado à Pedra do Elefante, a primeira praia da orla de Maricá tem atrativos naturais nas formações rochosas entre a encosta e as areias, além da ligação do mar com o início do Canal da Costa.


Pedra do Elefante

O imenso monólito forma um conjunto com morros circundados de Mata Atlântica do Parque Estadual da Serra da Tiririca, área que favorece caminhadas, trilhas e outras modalidades de ecoturismo.

Reservar Agora